25 de nov. de 2011

O clima Organizacional e sua importância

Futuros e atuais gestores de RH, sabemos que uma pesquisa de clima organizacional dentro de uma empresa é de grande importância para um melhor desempenho de colaboradores e gestores, essa pesquisa esclarece problemas dentro da organização criando possibilidades de soluções adequadas para o problema.


A Comunicação dentro da Organização

A comunicação é a troca de informações de uma fonte para outra sendo entendida como um processo de duas vias, esse termo é definido como transmissão de pensamentos, opiniões ou informações com um objetivo mútuo de aceitação ou não, podendo ser usadas ferramentas de fala, escrita ou sinais gerando um bom desempenho de entendimento de grupos de pessoas dentro da organização.

Importância da comunicação

A boa comunicação é essencial e de extrema importância para a eficácia de qualquer organização ou grupo, fornecendo um meio para a expressão emocional de sentimentos e de atendimento das necessidades sociais, ela proporciona informações que as pessoas precisam para tomar as decisões, transmitindo os dados que se identifiquem e avaliem alternativas. A comunicação é mais que uma simples transmissão de significados; ela precisa ser transparente e bem compreendida, ou seja, que a figura mental que foi recebida pelo receptor seja idêntica à do emissor, embora um tanto elementar na teoria a comunicação perfeita não é obtida na prática.

Liderança

É a capacidade de influênciar um grupo em decisões ao alcance de objetivos, a origem dessa influencia pode ser formal, como a conferida por um alto cargo dentro de uma organização. Como essa posição subentende certo grau de autoridade e qualquer pessoa pode assumir o papel de liderança apenas em função do cargo que ela ocupa. Felizmente a liderança pode ser ensinada e aprendida mais essa habilidade é possuída apenas pela minoria e para se obter sucesso deve-se explorar além das definições simples, o estimulo e a perplexidade que os seguidores devotados e estudiosos da liderança buscam.


Importância de um bom líder

Se um líder tem um elevado grupo de seguidores dentro da organização, assim será maior sua influência dentro de projetos e tomadas de decisões e quanto bem mais sucedida à realização de metas importantes assim será mais evidente a sua boa liderança.
De acordo com Max De Pree gestor da norte-americana Herman Miller Inc. “a primeira responsabilidade de um líder é a definição da realidade e a última é agradecer; entre as duas deverá tornar-se um servidor da organização e dos seus membros - é o contraste entre os conceitos de propriedade e de dependência”. A medida de uma boa liderança encontra quando seus seguidores atingem o seu potencial, alcançando os resultados pretendidos e estão motivados, é sinal que existe uma liderança eficaz dentro da organização.

O que é Estrutura Organizacional?

Estrutura Organizacional é a forma como as empresas planejam desenvolver suas atividades adaptando-se adequadamente às mudanças necessárias dentro da organização, assim, é definida como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas, usando elementos básicos focados pelos administradores visando à especialização do trabalho a departamentalização, a cadeia de comando a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização de trabalho. A Estrutura Organizacional é constitui de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado sendo dividida em macro-estrutura que é relacionada com a totalidade das divisões da organização e micro-estrutura é relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão.

Importância

A importância da elaboração estrutural de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para uma melhor compreensão desta relação é importante abordar alguns conceitos fundamentais de autoridade, responsabilidade e delegação.
Para uma compreensão esclarecedora da estrutura da organização é elaborada a representação gráfica através do organograma sendo permitida a visualização rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e demonstrando a interdependência entre as partes. Neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação, para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento utilizando a contribuição das variáveis de sua estratégia, o meio ambiente em que opera, e a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.

Relacionamento Interpessoal

Relacionamento interpessoal é à maneira de como as pessoas se relaciona, é a forma como as pessoas reagem e interagem com suas emoções, ações e atitudes, este relacionamento envolve a capacidade do ser humano de conhecer e escolher padrões, experimentar atrações do futuro e de realizar sonhos.Essa qualidade é bastante valorizada dentro das organizações, pois pessoas que apresentam essa aptidão conseguem desenvolver relacionamentos interpessoais mais produtivos, gerando assim um bom trabalha em grupo.

A importância dos relacionamentos interpessoal entre colaboradores

É importante saber conviver com as pessoas no ambiente organizacional, até mesmo por ser um local que obriga uma intensa troca de pensamentos, diferenças culturais , trocas de liderança e processos de tomadas de decisão, para se manter um clima agradável e sem grandes atritos, é extremamente importante que as pessoas não se comportem de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, desenvolvendo relações amigáveis e fazendo com que ocorra cooperação pessoal e que todos estejam dispostos a fazer a sua parte e assim chegar ao objetivo buscado pela organização.Acredita-se que os problemas de relacionamento não são visíveis dentro da organização, ficando mascarados e embutidos em cada pessoa, onde só podemos observá-las e percebê-las por meio de ações comportamentais e no modo do desenvolvimento com membros de outra equipe, a falta de um bom relacionamento interpessoal pode gera problemas sérios no clima organizacional da empresa trazendo diculdades para seu desempenho.

Conflitos organizacionais

O conflito é o processo que começa quando uma das partes percebe que a outra parte a afetou de forma negativa, ou que a irá afetar da mesma forma, eles surgem por simples razões de competições entre as pessoas, por divergências pessoais; ou falta de conhecimento de uma pessoa para outra.Os conflitos dentro da organização também podem ocorrer com a falta de direitos não atendidos ou não conquistados,mudanças externas,luta pelo poder e necessidades de status assim como também diferenças culturais e pessoais entre si.

O conflito e seu ponto positivo

Para alguns profissionais dentro da organização o conflito é visto de forma negativa, resultante da ação e comportamento de pessoas indesejáveis com sentimentos negativos, sendo considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, gerando um mau desempenho das organizações.
Do outro lado para profissionais que tem uma visão ampla e moderna este conflito é bastante importante, pois é através dele que é gerado novas ideias, abrindo discussões abertas sobre determinados assuntos, podendo criar pontos positivo permitindo a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores dentro da organização. Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário se não se quiser entrar num processo de estagnação. Assim, os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.

Conclusão

Infelizmente dentro de muitas organizações o clima organizacional é levada como algo sem importância, é normal encontrar-mos colaboradores insatisfeitos com a comunicação entre seus gestores, que por sua vez criam degraus elevados de níveis, acreditando eles que estão sendo sábios chefes, sempre exigindo regras empresariais. Esses gestores normalmente obtêm uma visão de quer, se impondo sem escutar seus colaboradores apenas delegando suas obrigações estão fazendo algo magnifico para a organização, sendo que na verdade eles estão apenas desequilibrando seu ambiente laboral com sua falta de profissionalismo.

22 de nov. de 2011

Invista nos Seus Pontos Fortes



Boa noites gestores e futuro gestores de RH, eu estava lendo um arquivos sobre habilidades e talentos e encontrei esse excelente arquivo sobre desenvolvimento dos seus pontos fortes achei (lá vem eu com meu achismo!!) bem interessante, espero que vocês gostem.

Descubra suas melhores habilidades

O primeiro passo é conseguir detectar quais são as habilidades que mais lhe destacam. Algumas são naturais como saber se comunicar, liderar ou negociar, outras podem estar escondidas e podem ser encontradas ou desenvolvidas ao longo do tempo. O importante é que você eleja e tenha certeza que essas qualidades realmente o tornam excelente e diferente dos outros e que também agreguem valor à empresa em que você trabalha.

Não tenha medo de feedback

Avaliação de desempenho é sempre um tremor danado e analisar os resultados com o chefe tira o sono de muita gente. Que tal transformar este momento em algo positivo? Seja maduro o suficiente para ouvir e anotar as críticas que recebe. Peça uma crítica construtiva ao seu avaliador e também que ele diga quais são os seus pontos fortes e o como você pode utilizá-los para crescer ainda mais na empresa em que trabalha.

Faça as perguntas certas

Em conversas mais informais você pode pedir a colegas de trabalho lhe digam quais são suas qualidades. Faça perguntas em que fique claro quais são suas competências positivas, em que você se destaca ou qual a melhor coisa em trabalhar com você. Aproveite e faça comentários positivos para seus pares também e ajude a aumentar a auto-estima de toda a equipe.


Valorize seus acertos

A equipe atingiu as metas? Você fez algo de bom na empresa? Celebre, nem que seja sozinho ou com a família. Adquira o hábito de celebrar pequenos acertos. Normalmente acertamos mais do que erramos e já está na hora de usar os fatos positivos a seu favor aumentando assim sua autoconfiança e auto-estima.


Fique atento aos resultados

É claro que uma vez detectado suas principais aptidões é preciso alinhá-las com as metas da empresa, ou seja, aquilo em que você acredita ser excelente traz resultados efetivos? Sua carreira e ascensão é medida por resultados, indicadores como lucratividade, redução de desperdícios, aumento da produtividade ou participação no mercado, entre outros, são essenciais para a relação ponto fortes versus empresa sejam ainda mais fortalecidas.


Não se esqueça da humildade

Não é preciso ficar o tempo todo contando vantagens e discorrendo sobre suas qualidades. Deixe que suas ações falem por si. Seja humildade e sempre procure desenvolver suas principais aptidões, não caia no erro do "eu já sei tudo sobre isso" e nada de ficar discursando com um expert para toda e qualquer pessoa sobre sempre às mesmas competências e o quanto você é bom nelas. Não crie uma imagem arrogante, pois isso depõe contra você.

Tenha foco, dedicação e concentre-se naquilo que você faz de melhor. Invista em treinamento e desenvolvimento e saiba vender os seus pontos fortes da maneira adequada. A sua carreira agradece!


Fonte:http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=384gpnuta