CARACTERÍSTICAS MARCANTES CARACTERÍSTICAS REDAÇÃO
- OBJETIVIDADE: Utilização de afirmações fortes que esclareçam todo o raciocínio exposto.
- CLAREZA: Escreva para ser bem entendido pelo interlocutor.
- CONCISÃO: Busque a qualidade e não a quantidade de palavras. Procure dizer o máximo no mínimo de informações.
- CONSISTÊNCIA: Fundamenta-se em elementos sólidos; mantenha coerência nas idéias e progressão no raciocínio, ou seja, continuidade nas idéias expostas lógica. A coesão ou conexão leva o texto a ser coerente. Não deixe dúvida na escrita.
- CONTUNDÊNCIA: Provoque o leitor com vocábulos verdadeiro
- PRECISÃO: Utilize vocábulos adequados ao contexto.
- ESTÉTICA: Organização, estrutura. Utilizar bem a margem, o espaço, parágrafos, tópicos e capítulos.
EVITAR EXCESSO DE
PALAVRAS: SIMPLIFICAÇÃO
ARCAICO
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Acusamos o recebimento
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Anteriormente citado
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Segue a esta anexo
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Sua correspondência datada de
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Será prontamente atendido
•
Na expectativa de
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O corrente mês de setembro
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Um cheque nominal no valor de
MODERNO
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Recebemos
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Citado
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Anexamos
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Sua carta de
•
Será atendido
•
Esperamos
•
Neste mês
•
Um cheque de
FUNÇÕES BÁSICAS
DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A) CONTROLE =>
Seguir normas de trabalho;
B) MOTIVAÇÃO =>
Interesse pela função;
C) EXPRESSÃO
EMOCIONAL => Sentimento de satisfação;
D) INFORMAÇÃO =>
Orienta a ação e permite a organização do comportamento das pessoas.
A COMUNICAÇÃO
INTERNA
OBJETIVO:
ü Ligação com o
público interno, não é uma função independente, mas um servidor do RH;
ü Motivar os
colaboradores;
ü Conhecer a
opinião, os sentimentos, as aspirações dos recursos humanos;
ü Informá-los;
ü Criar
embaixadores da empresa e do empreendimento.
1990 – PROCEDIMENTO ENDOMARKETING
Atividade do marketing
que consiste em um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o
público interno.
A COMUNICAÇÃO
EXTERNA
CONCEITO: Ferramenta a ser utilizada para oferecer ao público subsídios e
informações que contribuam para construir uma imagem positiva da organização
que está alicerçada na realidade representada por bons serviços, preço justo,
atendimento digno, etc.
FATORES QUE
CONTRIBUEM PARA A IMAGEM CORPORATIVA
- Visão inspiradora:
Filosofias, padrões e
objetivos da empresa.
- Visão corporativa:
Eixo comum com o qual os
funcionários e o público devem se relacionar.
O PODER DA IMAGEM
NA COMUNICAÇÃO EXTERNA
- Poder de
percepção do público.
- As
organizações devem procurar entender a percepção de sua imagem não apenas
entre consumidores, mas também entre outros públicos-alvos, como
investidores
PRINCIPAIS CANAIS
DE COMUNICAÇÃO EXTERNA
- Relações
públicas;
- Assessoria
de imprensa;
- Publicação
e propaganda;
- Promoção
de vendas e merchandising;
- Som e
imagem (rádio-outdoors)
PLANO DE
COMUNICAÇÃO
- A
importância do Planejamento da Comunicação Empresarial
1.1. A Comunicação é um espelho
da cultura organizacional, refletindo o processo de gestão;
1.2.Toda ação, estratégia e
produto precisam estar em sintonia com a cultura da empresa, sob pena de
alimentar conflitos que possam comprometer sua imagem.
- Gerenciar
a atenção
2.1.Incentivar a percepção das
pessoas para estarem atentas a tudo o que se desenvolve no cenário do trabalho,
mantendo as pessoas ligadas e antenadas em tudo o que acontece ao seu redor.
Toda
a comunicação deve ser: amigável, aberta e espontânea.
A COMUNICAÇÃO E
AS AÇÕES SOCIAIS
PONTOS CHAVES
Princípios éticos,
valores e cultura são necessários para estabelecer critérios e parâmetros
adequados para os processos de comunicação em empresas preocupadas com a
competividade.
NEGOCIAÇÃO => COMPETÊNCIA FUNDAMENTAL
NA COMUNICAÇÃO
Conceito: Negociação ou barganha é o processo de
tomar decisões em conjunto sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente as
pessoas envolvidas com interesses e preferências diferentes.
PASSOS PARA O
SUCESSO NAS NEGOCIAÇÕES
•
Saber planejar;
•
Conhecer bem o assunto;
•
Pensar claro e objetivamente sob pressão e
incerteza;
•
Expressar verbalmente as suas idéias;
•
Saber ouvir;
•
Saber julgar;
•
Ter persuasão e paciência.
REUNIÕES
Conceito: Reunião é um conjunto de
pessoas a fim de discutir algum assunto ou resolver algum problema. Todos
deverão ter um mesmo objetivo, um mesmo propósito, um mesmo fim visando o
crescimento pessoal, da equipe e da empresa.
MENSAGEM
ELETRÔNICA (E-MAIL)
O e-mail é como qualquer
outra mensagem escrita, pois requer os mesmos cuidados concernentes á clareza,
simplicidade, objetividade, exatidão, precisão, coerência e coesão ou conexão
entre as idéias.
Quando redigimos um
e-mail, estamos respondendo aos seguintes elementos: O que (o objeto do texto
da comunicação), para quem (quem receberá a mensagem) para que (objetivo da
comunicação), quando ocorreu o fato, ou a data em que deve ficar pronto o
produto, etc.
Além do redator ter
cuidado com a precisão da informação, ele deve considerar aspectos relativos à
persuasão; com gentileza alcançará melhores resultados do que com rispidez.
Assim, nunca é demais um por favor, por gentileza, muito obrigado, obrigado por
sua atenção, desculpe-nos, etc.
Devemos evitar a escrita
de abreviaturas. Ao final do texto, é recomendável colocar o nome e sobrenome,
para que o interlocutor possa identificar seu remetente.
Espero ter ajudado, breve postarei mais dicas.
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