22 de dez. de 2013

Definições da palavra coaching

A palavra coaching surge em 1.500, na Inglaterra. Neste início ela denominava um tipo particular de carruagem, que servia para transportar pessoas. Já em 1.850 as universidades inglesas passaram a usar o termo para se referirem a um tutor; o profissional que auxiliava os estudantes a se prepararem para os exames. Por volta de 1.930/1.940 o termo assumiu o significado de tutor particular e só em 1.950 o coaching foi adotado para a literatura gerencial, classificado como uma habilidade própria da liderança, e com o tempo transformou-se no Executive Coaching que conhecemos.

Agora que sabemos a origem da palavra, fica mais fácil entender a sua definição e o motivo pelo qual vários profissionais procuram um coach para ajudar em sua vida pessoal, profissional, sua carreira e para desenvolver inúmeras competências, como: comunicação, planejamento, liderança, vendas, negociação entre tantas outras.

O processo de coaching profissional é conduzido por um objetivo básico: o relacionamento capaz de ajudar pessoas a produzirem resultados de alta performance. A interação entre o coach (profissional que realiza o processo) e o coachee (o cliente) faz com que esse último descubra seus sonhos, suas metas e um potencial antes desconhecido e inexplorado. Ajudar as pessoas a transformarem seus sonhos em planos de ação e não perderem nem o foco e nem o ânimo durante o processo é a missão do coach. Missão esta que é movida pelo profundo desejo do coach em elevar pessoas, líderes, pais, filhos etc., ao patamar do extraordinário.

coach usa a sua habilidade em escutar ativamente o seu cliente e faz as perguntas necessárias para que ele entenda melhor o problema. Galileu Galilei viveu no século XVI, mas já antecipava a tarefa do coach com a frase: "Você não pode ensinar algo a um homem. Você pode somente ajudá-lo a descobrir sozinho".

Existem alguns pressupostos sobre o coaching que nos ajudam a entender esta filosofia, são eles: 
  • Pressuposto 1 - O coachee é naturalmente criativo e possui todos os recursos necessários. Todos nós possuímos as informações, as estratégias desenvolvidas e as respostas que construímos ao decorrer da vida e que nos ajudaram e ainda nos ajudam por muitas vezes. Entretanto, em algumas situações essas respostas e soluções são esquecidas e o coach ajuda o coachee a acessá-las.
  • Pressuposto 2 - O coach tem as perguntas e o coachee tem as respostas.
  • Pressuposto 3 - Você não tem a obrigação de saber tudo. Se você quer explorar a criatividade de alguém, use a sua ignorância como arma.


Agora que já entendemos um pouco sobre o que é coaching, vamos atentar para como ele funciona formalmente. O processo é basicamente esse: uma pessoa contrata um coach para atingir alguns objetivos. Todo o processo pode variar entre 10 a 12 sessões, com periodicidade quinzenal ou mensal, com duração de uma ou uma hora e meia. Na primeira reunião o coachee define qual será o seu objetivo com o processo e, a partir daí, o coach utiliza-se de perguntas e outras ferramentas de assessment (diagnóstico) para fazê-lo atingir seu objetivo. Todo o sucesso do processo consiste na dedicação do coachee: ele tem de estar focado e disposto a desenvolver a si mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário