21 de mai. de 2013

CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER



No mercado empresarial ocorrem intensas transformações gerando uma adaptação rápida e eficaz das empresas e dos líderes. Em meio a esse ambiente, a liderança é considerada elemento importante para o sucesso de qualquer organização, empresa ou grupo comunitário.
A liderança faz com que as pessoas de determinado grupo atinjam seus objetivos comuns, um bom desenvolvimento de liderança gera motivação na realização de tarefas e melhora as relações entre os componentes da organização.
No decorrer deste trabalho relataremos a origem da liderança, sua evolução, seus aspectos, estilos e efeitos no grupo de trabalho. Buscaremos também identificar suas habilidades e estratégias, visando o seu papel no exercício da função, assim como a importância diante do processo de expansão de uma organização atual.


CONCEITO DE LÍDER


PENTEADO (1986), se abrirmos um dicionário, encontraremos a palavra “líder”, substantivo masculino, com o significado: chefe, condutor, tipo representativo de uma sociedade. “Pessoa que vai à frente para guiar ou mostrar o caminho, ou que precede ou dirige qualquer ação, opinião, movimento”.
No conceito de ser líder, o primeiro fator a ser considerado é o destaque, o líder destaca-se do grupo. Se considerarmos apenas este fator, seria suficiente uma posição de destaque para identificar o líder, um bom exemplo, seria em um grupo de homens de pequena estatura, o líder seria necessariamente o mais alto. Ele se destaca do grupo mesmo que para isso recorra a artifícios, se é mais baixo que os liderados, poderá andar nas pontas dos pés e até usar saltos altos. Sem dúvida, haverá também aqueles que procuram diminuir os liderados às suas próprias dimensões para se fazerem presentes.
MOURA (1998), define líder como uma pessoa que possui capacidade de influenciar pessoas de maneira não coercitiva, utilizando-se do poder de seu cargo de chefia na organização, medindo seus atos e decisões que poderão afetar toda a equipe de trabalho, que deve por ele ser valorizada. Ou seja, é o processo de conduzir um grupo de pessoas, tendo à habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos da equipe e da organização.
Para LACOMBE (2001), o líder influencia as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo obtidas com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.
WHITE (2005) diz que, o líder é baseado predominantemente na sua personalidade e nos valores motivacionais desta pessoa. Eles são o que são em função de suas personalidades e isto representa uma grande influência na forma como vão liderar e se comunicar com os outros.  

CONCEITO DE LIDERANÇA 


Para PENTEADO (1986), liderança não é outra coisa se não a função exercida pelo líder. O líder lidera.
CHIAVENATO (1999) diz que "a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional."
ROBBINS (2002), define a liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem desta influência pode ser formal, como a conferida a um alto cargo na organização, ou não. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão importante quanto à influência formal.
Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos. Liderança é o que somos. 


EVOLUÇÃO DO PERFIL DA LIDERANÇA


Cada evolução do ciclo social define o seu próprio perfil de um lider, sendo assim, iremos analisar a evolução do perfil da liderança dos últimos quatro ciclos da evolução da sociedade.

 Líder Sábio: Sociedade nômade

 

Por aproximadamente três milhões de anos, o homem vivia sem fixar-se em um determinado lugar. O perfil de liderança dessa época era do líder sábio, místico e intuitivo, já que as pessoas mudavam constantemente de lugar ou região, a única coisa que as mantinha unidas era a religião. Um exemplo bem definido de líder nesta época foi Moisés, que ficou quarenta anos no deserto liderando o povo na procura da Terra Prometida.

 

Líder Guerreiro: Sociedade agrícola

 

Quando o homem resolveu fixa-se na terra, há mais ou menos dez mil anos, iniciou-se a violência do homem contra o próprio homem, ocorrendo assim mudanças radicais no perfil de liderança. O líder guerreiro passou a ser dono da terra e da vida de seus escravos, agindo por meio da repressão física, o que gerava um clima de medo e insegurança entre os escravos. Foi este perfil que deu origem aos senhores feudais.

 

Líder Inteligente: Sociedade industrial


Com a revolução industrial surgiu um novo perfil de liderança diferente do líder guerreiro. O líder inteligente era aquele que pensava, analisava, planejava e decidia tudo sem usar quase nada do conhecimento ou da criatividade de seus funcionários, portanto as tomadas de decisões sempre estavam em suas mãos. Dessa forma os profissionais eram divididos em líderes inteligentes e mão-de-obra. Um bom exemplo de líder inteligente era Henry Ford.


Líder Moderno: Sociedade da informação


Com a tecnologia no mercado de trabalho em desenvolvimento cerca de 90% do trabalho que os funcionários da sociedade industrial faziam como rotinas físicas e burocráticas passou-se a usar um trabalho orientado para ler, analisar, criar e planejar. Estas mudanças exigiram do mercado de trabalho funcionários treinado e qualificados, sendo assim surgiu um novo conceito de liderança, o líder moderno. Este líder deve saber como utilizar o potencial de conhecimento, inteligência e criatividade de cada um dos seus colaboradores, dando ênfase aos trabalhos em equipe, gerência participativa, decisões participativas, e reduzindo os níveis hierárquicos dentro da organização.

 

DIMENSÕES DE LIDERANÇA


·          Político:
É a primeira dimensão “ser político” que deve ser investida na capacidade, espaço e na oportunidade de exercer a consciência crítica para criar, criticar, perceber, questionar, devagar e saltar qualitativamente diante de qualquer realidade que se apresente a qualquer momento.
·           Social:
A segunda dimensão “ser social” insere como intenso cultivador de espaço convivido voltados para o exercício da discussão hábil, da inter-relação, da interdisciplinaridade, e da conectividade. O “ser social” é avesso à solidão profissional, evita isolamento, e sempre necessita se relacionar com outras pessoas.
·          Econômico:
A terceira dimensão delimita “ser econômico” é caracterizado como parte integrante de uma sociedade que possui fortes contornos pragmáticos influenciados pelo capitalismo. O ser econômico precisa produzir exaustivamente para que possa gera sustentabilidade aos requisitos de sobrevivência biológicos, sociais, éticos e estéticos, ou seja, também caminha e atua em defesa de interesses próprios.


EXERCER A LIDERANÇA


A liderança sob o preceito da estabilidade da excelência, requer que a atualização das estratégias aconteça mediante um esforço participativo e consistente da coordenação de metas, políticas e planos funcionais, dentro de um processo interativo entre seus atores, em todos os níveis corporativo, gerencial e operacional.
Liderar visando bom resultado significa dirigir uma organização, gerenciando relacionamentos entre os elementos dos níveis corporativo, gerencial e operacional.
Segundo Campbell & Goold (1998, p. 349), [...] não existe uma maneira única e melhor de se conseguir isto. Ao contrário, a melhor maneira sempre depende da natureza e das necessidades dos negócios da organização; dos estilos das pessoas envolvidas; bem como da estratégia e das metas estabelecidas.
Exercer a liderança em busca de excelência estratégica é, acima de qualquer preceito, conseguir atender com êxito as reais necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da organização.

DIRETRIZES DA LIDERANÇA

Esses atributos dentro da liderança requerem muito mais do que simples ações dominadas pela racionalidade e habilidades técnicas individuais dos elementos humanos.
Essas diretrizes compreendem um contínuo processo de pensamento destinado a provocar mudanças substanciais dentro da organização. As que tem maior influencia dentre um líder são:
·          Encorajar e valorizar com a abertura a flexibilidade;
·     Encorajar um enfoque de analise e soluções de problemas reconhecendo a exploração de diferentes pontos de vista;
·          Evitar imposição de ações dos colaboradores em um ambiente organizacional;
·  Incorporar a necessidade de fazer intervenções na criação de estrutura e processo organizacional;
·       Ter a concepção e a percepção da organização, integrando e experimentando o conhecimento e o domínio dos elementos humanos.

ASPECTOS ESTABELECIDOS PARA TOMADA DE DECISÕES DE UM LÍDER

A vida de um líder é repleta de decisões que nem sempre são simples ou populares, elas exigem cabeça, coração e coragem para transformar realidade. Os líderes que chegam ao topo das organizações sempre correm riscos ao decidirem. Acertos e erros fazem parte de sua carreira. Para uma boa desenvoltura da liderança dentro da organização convém acertar mais e errar menos, mas sempre buscar uma solução para a desenvoltura do objetivo desejado. Criar e estabelecer um mecanismo e uma estrutura que permita mostrar interfaces necessárias a compatibilidade e integração visando sempre os aspectos de:
·          Reconhecer que há um problema ou uma oportunidade a ser aproveitada;
·            
             Elaborar alternativas de ação;
  • Avaliar vantagens e desvantagens de cada alternativa;
  • Escolher e implementar a alternativa preferida;
  • Implementar as necessidades de sistemas de informações;
  •  Adaptar as necessidades de treinamento entre a estratégia adotada e a tecnológica;
  • Dar suporte a tomada de decisão com enfoque estratégico gerencial;
  •  Avaliar os resultados da decisão e recomeçar o processo, se a decisão não for à melhor.

ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA

A estratégia de desenvolvimento requer representatividade da vontade coletiva dos elementos humanos da organização, embora a estratégia de desenvolvimento possa variar de forma ampla a escolha final deve ser o produto de decisão aceitável.
Podemos identificar três tipos de estratégia estabelecida para um líder:
  • A direção do ataque que determina o grau de abrangência do plano de desenvolvimento;
  •  O grau de integração entre sistema de informações e a administração da organização;
  •   Grau de inovação desejada em seu desenvolvimento;
  •  Fazer escolhas: o que fazer e o que não fazer;
  • Auto limitar-se;
  •  Ser diferente e inovador;
  • Criar um sistema de atividades interligadas que leve a organização a uma posição de vantagem competitiva.

FATORES DA LIDERANÇA

Muitos são os fatores que dificultam o exercício da liderança esse fatores reservam um vinculo de responsabilidade sócio-organizacional e de liderança ética fazendo necessário em qualquer espaço organizacional formal. Assim o líder deve agir corretamente usando a consciência pessoal e profissional envolvendo uma serie de requisitos que permitirão escolhas, atitudes e decisões pessoais eticamente responsáveis em um espaço organizacional.
A prática da liderança com ética requer a verificação das formas de como a organização planeja e cria soluções para evitar tensões entre as éticas das responsabilidades e das convicções.
Com a consciência de que a ética gera questões delicadas essa decisão varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência, alguns indicativos de estratégias podem ser oportunos na orientação e nas ações preventivas da organização formal esses indicativos são:
  •  Saber com clareza quais são os limites éticos organizacionais;
  • Avaliar em detalhe os valores da organização;
  • Atua sempre com base em fatores e dados;
  • Avaliar os riscos de cada decisão tomada;
  •  Optar por soluções mais éticas, podendo ocorrer situações delicadas, significando muitas vezes perder posições na organização.

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