21 de mai. de 2013

TIPOS DE COMUNICAÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS





CARACTERÍSTICAS MARCANTES CARACTERÍSTICAS REDAÇÃO

  • OBJETIVIDADE: Utilização de afirmações fortes que esclareçam todo o raciocínio exposto.
  • CLAREZA: Escreva para ser bem entendido pelo interlocutor.
  • CONCISÃO: Busque a qualidade e não a quantidade de palavras. Procure dizer o máximo no mínimo de informações.
  •  CONSISTÊNCIA: Fundamenta-se em elementos sólidos; mantenha coerência nas idéias e progressão no raciocínio, ou seja, continuidade nas idéias expostas lógica. A coesão ou conexão leva o texto a ser coerente. Não deixe dúvida na escrita.
  • CONTUNDÊNCIA: Provoque o leitor com vocábulos verdadeiro
  • PRECISÃO: Utilize vocábulos adequados ao contexto.
  • ESTÉTICA: Organização, estrutura. Utilizar bem a margem, o espaço, parágrafos, tópicos e capítulos.



EVITAR EXCESSO DE PALAVRAS: SIMPLIFICAÇÃO


ARCAICO

         Acusamos o recebimento
         Anteriormente citado
         Segue a esta anexo
         Sua correspondência datada de
         Será prontamente atendido
         Na expectativa de
         O corrente mês de setembro
         Um cheque nominal no valor de

MODERNO

         Recebemos
         Citado
         Anexamos
         Sua carta de
         Será atendido
         Esperamos
         Neste mês
         Um cheque de


FUNÇÕES BÁSICAS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A)    CONTROLE => Seguir normas de trabalho;
B)    MOTIVAÇÃO => Interesse pela função;
C)    EXPRESSÃO EMOCIONAL => Sentimento de satisfação;
D)    INFORMAÇÃO => Orienta a ação e permite a organização do comportamento das pessoas.


A COMUNICAÇÃO INTERNA
   OBJETIVO:

ü  Ligação com o público interno, não é uma função independente, mas um servidor do RH;
ü  Motivar os colaboradores;
ü  Conhecer a opinião, os sentimentos, as aspirações dos recursos humanos;
ü  Informá-los;
ü  Criar embaixadores da empresa e do empreendimento.

1990 – PROCEDIMENTO ENDOMARKETING
            
Atividade do marketing que consiste em um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno.

A COMUNICAÇÃO EXTERNA

CONCEITO: Ferramenta a ser utilizada para oferecer ao público subsídios e informações que contribuam para construir uma imagem positiva da organização que está alicerçada na realidade representada por bons serviços, preço justo, atendimento digno, etc.



FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A IMAGEM CORPORATIVA
  • Visão inspiradora:     

            Filosofias, padrões e objetivos da empresa.
  • Visão corporativa:     

            Eixo comum com o qual os funcionários e o público devem se relacionar.

O PODER DA IMAGEM NA COMUNICAÇÃO EXTERNA

  1. Poder de percepção do público.
  2. As organizações devem procurar entender a percepção de sua imagem não apenas entre consumidores, mas também entre outros públicos-alvos, como investidores

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA

  1. Relações públicas;
  2. Assessoria de imprensa;
  3. Publicação e propaganda;
  4. Promoção de vendas e merchandising;
  5. Som e imagem (rádio-outdoors)

PLANO DE COMUNICAÇÃO

  1. A importância do Planejamento da Comunicação Empresarial
1.1. A Comunicação é um espelho da cultura organizacional, refletindo o processo de gestão;
1.2.Toda ação, estratégia e produto precisam estar em sintonia com a cultura da empresa, sob pena de alimentar conflitos que possam comprometer sua imagem.

  1. Gerenciar a atenção
2.1.Incentivar a percepção das pessoas para estarem atentas a tudo o que se desenvolve no cenário do trabalho, mantendo as pessoas ligadas e antenadas em tudo o que acontece ao seu redor.
            Toda a comunicação deve ser: amigável, aberta e espontânea.

A COMUNICAÇÃO E AS AÇÕES SOCIAIS

PONTOS CHAVES
            Princípios éticos, valores e cultura são necessários para estabelecer critérios e parâmetros adequados para os processos de comunicação em empresas preocupadas com a competividade.

NEGOCIAÇÃO =>   COMPETÊNCIA  FUNDAMENTAL  NA COMUNICAÇÃO

Conceito: Negociação ou barganha é o processo de tomar decisões em conjunto sobre assuntos que afetam direta ou indiretamente as pessoas envolvidas com interesses e preferências diferentes.

PASSOS PARA O SUCESSO NAS NEGOCIAÇÕES


         Saber planejar;
         Conhecer bem o assunto;
         Pensar claro e objetivamente sob pressão e incerteza;
         Expressar verbalmente as suas idéias;
         Saber ouvir;
         Saber julgar;
         Ter persuasão e paciência.


REUNIÕES
Conceito: Reunião é um conjunto de pessoas a fim de discutir algum assunto ou resolver algum problema. Todos deverão ter um mesmo objetivo, um mesmo propósito, um mesmo fim visando o crescimento pessoal, da equipe e da empresa.


MENSAGEM ELETRÔNICA (E-MAIL)

            O e-mail é como qualquer outra mensagem escrita, pois requer os mesmos cuidados concernentes á clareza, simplicidade, objetividade, exatidão, precisão, coerência e coesão ou conexão entre as idéias.
            Quando redigimos um e-mail, estamos respondendo aos seguintes elementos: O que (o objeto do texto da comunicação), para quem (quem receberá a mensagem) para que (objetivo da comunicação), quando ocorreu o fato, ou a data em que deve ficar pronto o produto, etc.
            Além do redator ter cuidado com a precisão da informação, ele deve considerar aspectos relativos à persuasão; com gentileza alcançará melhores resultados do que com rispidez. Assim, nunca é demais um por favor, por gentileza, muito obrigado, obrigado por sua atenção, desculpe-nos, etc.
            Devemos evitar a escrita de abreviaturas. Ao final do texto, é recomendável colocar o nome e sobrenome, para que o interlocutor possa identificar seu remetente.

Espero ter ajudado, breve postarei mais dicas.

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